quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Machismo, Femismo, Feminismo, Masculinismo

Bom saber:

Machismo: filosofia que privilegia homens
Femismo: filosofia que privilegia mulheres
(o que normalmente é identificado como aquelas feministas sem noção)

Feminismo: luta por igualdade de direitos em defesa das mulheres
(luta por poderem exercer profissões tipicas masculinas, cargos de liderança, independencia financeira, etc)

Masculinismo: luta por igualdade de direitos em defesa dos homens
(exemplo: defesa do metrossexualismo, aposentadoria igual, lei maria da penha valer tb pra homens, homens poderem ser enfermeiros, cabeleiros e profissões da area, homens aposentarem depois das mulheres, direito da guarda sempre não privilegiar mulheres, mulheres serem condenadas e punidas no judiciario tanto quanto homens, etc)

Veja que se vc é só feminista, vc é tb femista.

Nota importante:
vc pode ser defensor da igualdade de 2 modos:
1 - homens e mulheres não podem vestir roupa indecente
2 - homens e mulheres podem vestir o que quiserem

1 - homens e mulheres não podem fazer cantadas obscenas e passar a mão
2 - homens e mulheres podem fazer o que quiser

1 - homens e mulheres não poderem beber (como queriam feministas da época que lutavam por votos, pra dentre outros votar por isso já que elas não bebiam e homens bebados eram violentos)
2 - homens e mulheres poderem beber

Então entenda que quando eu criticam suas roupas, dizem que não deveria beber, praticar sexo liberal etc eu NÃO estou sendo machista pq eu defendo o mesmo pros homens. O importante é a igualdade

Nota importante 2:
existe ainda uma idéia de diferenças de papéis que possui caracteristicas similares ao femismo e ao machismo.
Que é quando ambos os sexos tem vantagens e desvantagens sociais
ou imposição de funções especificas.
Exemplos
- quando o homem trabalha e a mulher tem de cuidar da casa pode ser ruim pros 2.
- Quando o homem paga a conta mas a mulher não ganha ha vantagens e desvantagens pra ambos
- Quando o homem tem exercito obrigatório e "mulheres e crianças primeiro" numa emergência mas se acha no direito de ser o chefe da casa

Repare que diferentes combinações podem ser feitas. Os defensores de sistemas assim não são portanto 100% injustos ou machistas exatamente de todo, só dividem tarefas com papeis. Talvez isso não seja conveniente ou hajam desproporções? correto, mas é importante reconhecer isso.

Nota importante 3:
Finalmente, entender que mesmo que alguém queira defender igualdade total, somos dependentes da biologia.
não somos 100% iguais.

Eu não posso deixar de exigir que mulheres não interrompam a gravidez e assim abrir uma exceção pro direito delas de controlar o próprio corpo não pq eu sou machista, pq eu valorizo a vida intra-uterina mais que esse direito e porque HOMENS NÃO ENGRAVIDAM. se fosse o homem eu diria o mesmo. Eu estou impondo um dever pela necessidade biológica, vai reclamar com Deus que te deu essa tarefa mas tb esse privilegio. Lembra? vantagens e desvantagens não sendo necessariamente injustiça?

Nota importante 4:
Eu não posso dar o direito do homem pra mulher e nem o direito da mulher pro homem.
Assim o sendo, eu não estou sendo machista em ser contra o casamento homossexual lesbico se tb sou contra o casamento homossexual gay, pelo principio da nota 2 sobre ter mais de um jeito de ser igualitario.
Eu estou sendo contra a homossexualidade, e nada mais

Agora, se vc acha que mulheres devem abortar, ficar peladas na rua, ficar com mulheres, terem relações sexuais irresponsaveis, beber até estourar etc só pq homens fazem ai vc pode até ser feminista, eu tb posso sendo a favor, pq outro modo de pensar significa que mulher pode simplesmente absolutamente TUDO
Então chega de insultos e defenda os seus valores em si como dignos tanto de mulheres quanto de homens de te-los, e eu defenderei que não sem nenhum tipo de rivalidade entre os sexos envolvida.

Pq eu sou igualitario, mas sou tb justiceiro

Um adendo: um homem ser considerado uma mulher só por se passar por uma é do meu ponto de vista uma desvalorização das mulheres. Tem feminista que concorda, sobre travestis entrarem em banheiro feminino (note que pela ideologia lgbt o travesti pode ser "lesbico", e assim anulando o efeito de segurança feminina dos homens no banheiro publico)

Novamente, feita a simetria meus deveres para com a causa da igualdade continuam satisfeitos

Adendo 2: há ainda um grupo ligado aos lgbts que quer não se passar por alguém do sexo oposto mas ficar "nem lá nem cá" ou seja, intencionalmente querem que seja impossivel identifica-los simplesmente como homens ou mulheres.

Essa ação junto a homossexualidade, e travestizismo e transsexualidade puramente imitadora implica em desvalorização das diferenças dos sexos, e assim certamente é prejuidicial a identidade dos sexos. É prejudicial a definição dos seres humanos como sendo (exceções de doentes na sexualidade rarissima) masculinos e femininos

Nenhum comentário:

Postar um comentário