quinta-feira, 20 de junho de 2013

SABADO - É licito trabalhar no domingo?



Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 
Colossenses 2:16

Gosto dessa passagem, porque ela afirma explicitamente que adventistas não devem me obrigar a obedecer a lei do sábado.


Mas tenho ouvido muito deles, ignorando as MUITAS vezes em que Jesus rebaixou o sabado
1 - curando no sábado

2 - deixando seus discipulos colherem no sábado
3 - falando que até os sacerdotes violam o sábado
4 - falando que ele é maior que o sábado
5 - tendo mandado um paralitico carregar peso no sábado
6 - dizendo que Ele até do sábado é Senhor
7 - dizendo que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado

dentre outras possiveis que indicam que Jesus estava nos libertando do sábado. Fatos ainda a acrescentar que Jesus embora tenha mandado cumprir a lei protegeu a adultera, disse para dar outra face, etc, atos que se resumem a "sigam os principios da lei ao invés de ficarem preocupados só com o que as letras dizem".

Mas fica ainda uma pergunta: e o que o domingo tem a ver com isso?
Cristãos geralmente separam o domingo para adorar a Deus. Tradição. 

Porém dizem os adventistas que no sábado é o dia, e não no domingo. Que domingo é do deus sol. (sunday).

Mas eu pergunto: se eu adorar a Deus no domingo estou adorando o deus sol? Voluntariamente eu adoro a Deus. Surge a pergunta: devo parar de adorar a Deus no domingo e deixar esse dia só pro sol? Então se no sabado é dia de adorar saturno devo parar de adora-lo no sábado? Não! Eu devo adorar a Deus o tempo todo! Sou livre da lei, não sou judeu, sou CRISTÃO GENTIO.

Porque não se pode trabalhar no domingo? Tem gente que diz que não! Que não se pode trabalhar no domingo! Ora, se pode e se deve! Na verdade é o dia onde mais se trabalha. Onde mais se faz coisas uteis. Porque nos dias de semana muitos não podem carregar fardos muito pesados. Mas No domingo, no fim de semana, no sábado, no domingo, na sexta, nós temos tempo para trabalhar de verdade! Porque nesses dias temos tempo para trabalhar para Deus. E devemos trabalhar sim, enquanto há tempo porque a semana do forçado descanso para as tarefas do reino, onde se tem de trabalhar para o dinheiro querendo ou não! Vamos sim dar a Deus o sabado, o domingo, e se possivel trabalhar até quando se está no emprego, trabalhando para os homens, mas procurando fazer o verdadeiro trabalho.

Sábado e domingo é dia de trabalho. Devemos ver o quanto falta de trabalhar no reino de Deus e pela sua justiça, e não exigir que se obedeçam leis como a do sabado. A santificação daquele povo não é a nossa. Trabalhemos sim, façamos o que tiver de fazer em qualquer dia, pelo bem, porque nos é licito fazer o bem.

E quem em dia de sabado não quer que o médico trabalhe? E quem em domingo não quer que haja luz elétrica na sua casa? Ou quem não precisa que o sistema de transito esteja funcionando, tanto no sábado quanto no domingo? Nos livremos sim, da ganacia e do desprezo de Deus. Mas saibamos: não temos obrigação com o sábado nem com o domingo, senão por legalismo antibiblico.



Eu sou gentio, a bíblia me diz que não preciso me preocupar com a lei em si, e sim com a moral divina. os 10 mandamentos não são só morais, o sabado é ritual (inclusive tem o ano sabatico), tem a ver com liturgia, e os 10 mandamentos nem são o principal da lei. Os 2 maiores mandamentos estão espalhados no meio da lei entre muitas outras instruções morais, rituais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário